Páginas

Total de visualizações de página

Translate

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

Como escolher sua profissão?


1. Saiba mais sobre você
Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer você mesma. E nem sempre a gente consegue fazer essa reflexão sozinha. Nessas horas, vale perguntar a opinião dos outros. Converse com suas amigas, com seus pais, com um professor. O que eles pensam sobre você? Você é uma garota calma? Criativa? Comunicativa? Organizada? Gosta de ouvir os outros? É cuidadosa? Gosta de cumprir horários? Detesta rotina? É uma garota estudiosa? Claro que eles não devem tomar essa decisão por você, mas podem te ajudar a refletir sobre pontos que, talvez, você nunca tenha se dado conta.

2. Estude suas opções
Comece listando as áreas: biológicas, exatas, humanas. Com qual você mais se identifica? Faça uma lista das profissões que estão sob o guarda-chuva dessa área e estude-as profundamente. Os guias de profissões ajudam muito, conversar sobre profissionais da área também. Se for possível, visite locais de trabalho, para conhecer a profissão na prática. Aos poucos, algumas profissões vão brilhar para você.

3. Faça um diário
Quando a gente está atenta a um tema, ele salta aos nossos olhos o tempo inteiro. Conheceu algum profissional bacana, ouviu sobre uma nova profissão, se lembrou de outra sobre a qual você ainda não havia pensado? Escreva na agenda ou anote no celular. Assim você não se esquece de inseri-los na sua lista de pesquisa. Além disso, você talvez ache similaridades entre todas essas coisas anotadas e, olha aí, isso já é um caminho!

4. Determine suas prioridades
O que você prefere: ganhar bem ou fazer uma coisa que gosta muito? Ter uma rotina bem definida ou ter um dia a dia movimentado? Pertencer a uma equipe ou gerenciar seu próprio negócio? Você seria capaz de abrir mão da sua vida pessoal por uma carreira que ama muito? Não dá pra ter tudo e essas são questões que vão aparecer com frequência durante a sua vida profissional. Elimine do seu caderno as profissões que não se encaixem nas suas prioridades.

5. Coloque os pés no chão
Há algumas questões bem práticas para serem respondidas: existe uma boa faculdade com o curso que você pretende fazer na sua cidade? Se não, você estaria disposta a sair de casa para estudar? Seus pais teriam condição de te bancar durante esse período ou será possível trabalhar enquanto você estuda? Onde você pretende morar depois de formada? Lá existe um bom campo profissional para a área que você escolheu? Como é o vestibular dessa carreira? Se é muito concorrido, você tem estofo para passar em uma boa faculdade? Lembre-se: existe mais que uma profissão que se encaixa bem ao seu perfil. Às vezes, a segunda opção é a que vai te proporcionar mais sucesso na carreira.

5. Tenha serenidade
Você só tem 18 anos (ou 17, ou 19!). Essa não precisa ser uma decisão definitiva. Na pior das hipóteses, você estará conhecendo bem de perto uma possibilidade de carreira. Se chegar à conclusão de que ela não é uma boa opção, haverá tempo de sobra para recomeçar, e você terá ganhado experiência, conhecimento e maturidade. Assim, você estará cada vez mais perto de encontrar a sua verdadeira vocação.
 Minha segunda postagem gente !
2º postadora ; )

Templates grátis free