1. Programe os estudos
Véspera de prova não é dia de estudar conteúdo novo. O que você não aprendeu até aqui é, praticamente, um caso perdido. Reserve a semana anterior para revisão e no dia da prova, no máximo, revise fórmulas e palavras-chave que não podem fugir da sua cabeça. Use este período para fazer testes e reler conteúdo.
Dois dias antes
2. Conheça o local da prova
Alguns dias antes, certifique-se do dia, do horário e do local da prova. Parece bobo, mas imagine se você for parar no lugar errado e começar a surtar com medo de perder a prova. Vai chegar lá no maior estresse e aí, até se acalmar, tudo pode ter ido por água abaixo. E, para descartar qualquer chance de trânsito ou pneu furado (a Lei de Murphy existe!), saia de casa com pelo menos uma hora de antecedência.
Um dia antes
3. Organize seu kit básico
Um dia antes da prova, arrume o material: duas canetas e dois lápis (para não ficar na mão de jeito nenhum!), borracha, régua e instrumentos que a prova peça, uma garrafa de água e um lanchinho prático. Assim, você desocupa a sua cabeça desses detalhes e deixa espaço para o que realmente importa.
4. Divirta-se
A prova é amanhã? Drible a tensão e procure atividades lights: colocar as fofocas em dia com as amigas, ver um filme divertido no cinema, caminhar no parque com o cachorrinho. A regra é relaxar o suficiente para conseguir dormir tranquila!
5. Descanse
Você sabe que dormir é fundamental para estar bem no dia da prova. Mas conseguir dormir pode ser uma tarefa difícil quando se está muito ansiosa. Então, prepare o terreno: faça atividades físicas no dia anterior, para ficar com o corpo cansado, evite ficar no computador antes de dormir e dispense cafés, refrigerantes e bebidas energéticas. Um chá de camomila ou erva cidreira acompanhado de um bom livro vão te ajudar a encontrar a calma e o sono!
No dia
6. Escolha o look certo
Esse não é o dia de se preocupar com a beleza. Foque 100% no seu conforto. Escolha um modelo leve, sem costuras que não tenha costuras que incomodam, use uma calcinha que não aperte (sério) e um sapato fácil de apoiar no chão (salto nem pensar!). Afinal, são cerca de 4 horas dentro de uma sala. E não se esqueça: faça frio ou faça sol, leve um casaquinho. Nunca se sabe a temperatura do ar condicionado e não vai ser o frio que vai te atrapalhar, certo?
7. Coma bem
A ansiedade pode até tirar a sua fome, mas é essencial comer antes das provas. Você já sabe, mas vale repetir: aposte em carboidratos (presentes no pão, na batata, no arroz, no macarrão), que dão energia, e evite comidas gordurosas e pesadas, que além de dificultar a digestão, podem dar aquele sono durante a prova.
8. Aposte na certeza
Se na hora H você estiver insegura, comece a prova pela matéria que você mais sabe ou que mais gosta. Isso vai fazer você ganhar tempo e te encher de confiança para seguir em frente!